domingo, 9 de novembro de 2014

Wes Anderson no "Lisbon & Estoril Film Festival"

Que fim de tarde fantástico.
Vamos resumir os eventos como de um fax se tratasse.

À entrada uma enorme fila preenchia as escadas do cinema. Hipsters! hipsters por todo o lado (digo isto de forma afetuosa !!)

Eram as 18:15 e Wes Anderson, grande convidado do dia, dá entrada na sala 4 do Cinema Monumental.

Após um breve prólogo apresenta o filme que dentro de momentos será projetado, "O Ouro de Nápoles" de (1954)", a audiência aplaude efusivamente enquanto Anderson abandona o palco dando lugar ao ecrã prateado.

O  clássico italiano está prestes a começar, Anderson senta-se ao lado de Willem Dafoe exactamente à minha frente, na fila seguinte, os meus pés nas costas da sua cadeira.

Ao longo do filme pude observar como ambos os artistas veneram a sétima arte, a paixão com que os mesmos assistiram à projeção não desviando dela o olhar por mais que um pár de vezes de forma a comentar pontos capitais num dado evento da narrativa.

O filme termina, a audiência aplaude novamente, Wes levanta-se e sobe uma vez mais ao palco.



Segue-se uma curta conversa com Paulo Branco. Após essa conversa segue-se uma sessão de perguntas e respostas" através da qual foram discutidas questões desde a estética dos seus filmes, à banda sonora, das suas influências aos seus projetos futuros.

No fim a derradeira ovação e, de marcadores em riste, uma multidão da qual eu fazia parte "atacou" Wes Anderson de forma a conseguir um autografo. 

É bom ver a aderência de gente jovem a este tipo de iniciativas, este festival é uma lufada de ar fresco num país tão culturalmente abafado...



Bons Filmes

Artista


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por comentares, isso significa muito para nós =) !!